A evolução com a tecnologia move o mundo na atualidade

A tecnologia move o mundo

Está claro que a tecnologia move o mundo, e não se restringe a concepção superficial propriamente dita, e sim abrange as tecnologias industriais e científico e tecnológicas, tecnologias ligadas ao mundo da produção, do trabalho. Não trata-se apenas de apreciar ou dar significado ao uso da tecnologia, mas de conectar os inúmeros conhecimentos com suas aplicações tecnológicas….é preciso identificar nas matemáticas, nas ciências naturais, nas ciências humanas, na comunicação e nas artes, os elementos de tecnologia que lhes são essenciais.

Hoje, podemos considerar a importância de formar um aluno que seja cidadão de um mundo simbólico e letrado, tomado de tecnologias, da relação entre conhecimento científico e tecnológico, a vida social e produtiva e os aspectos relacionados ao contexto da vida social, as questões ambientais relativas à qualidade de vida e à saúde, e às questões éticas relacionadas às ciências.

A Ciência e suas indagações sobre a influência da tecnologia

Processa-se no interior das ciências indagações e questionamentos sobre as influencias das ideologias que as inspiram, definem, orientam e determinam sua natureza. Assim, pensamento científico nas ciências humanas e sociais busca explicar os fenômenos e os fatos sociais pela compreensão utilizando da qualificação da expressão do homem como elemento fundamental no entendimento das questões que se impõem na vida cotidiana e em suas relações com ambiente e com próprio homem.

A Ciência nas escolas e o convívio com a tecnologia para a infância

Por outro lado, vários pesquisadores e educadores, defendem que ensino de ciências nas escolas não pode continuar hermético e imutável, ele deve acompanhar as transformações por que a ciência passa, a dinâmica e expansão do conhecimento científico e tecnológico, bem como também deve acompanhar as mudanças que a sociedade atravessa, a diversidade cultural crescente e as modificações no mercado de trabalho.

Enfim, as tecnologias de informação e/ou comunicação possibilitam ao indivíduo ter acesso a milhares de informações e complexidades de contextos tanto próximos como distantes de sua realidade que, num processo educativo, pode servir como elemento de aprendizagem, como espaço de socialização, gerando saberes e conhecimentos científicos.

Post Author: admin